O Mundo Gira

Foto: Luis Saguar

E dezessete anos depois, nossas coordenadas se encontraram outra vez. Numa sexta-feira 13 de agosto de 1993, o Pato Fu lançava seu primeiro disco em Santa Tereza, bairro cheio de tradições musicais. Do Clube da Esquina à Sepultura. Nossos convidados especiais eram personagens enormes do Giramundo, trupe encantada de teatro de bonecos de tradição internacional.  Semana passada estava em Alegre (no Espírito Santo amém) quando olhei pro calendário do posto de gasolina e notei que era sexta-feira 13 de agosto outra vez. E a gente tinha acabado de estrear na semana anterior, um novo espetáculo com a presença ainda mais especial e constante do Giramundo.

Quando esse tipo de coisa acontece eu fico pensando em como temos sorte pela carreira que já dura tanto tempo. Por estarmos vivos e produzindo. E contar com a companhia de pessoas tão talentosas que endossam o nosso trabalho de uma forma criativa.

Acabamos de lançar um disco todo gravado com instrumentos de brinquedo, miniaturas e instrumentos de iniciação musical, com a participação de três crianças em alguns vocais. Foi pela impossibilidade de levar para a estrada os pequenos – pois são muito novos e precisam dos horários certinhos para comer, estudar, dormir, brincar – que nos veio a ideia de convidar o Giramundo. Algumas pessoas sugeriram vídeo, playback, mas como tudo nesse show “de brinquedo” é tocado ao vivo por sete músicos, fomos atrás de uma solução que também fosse de carne e osso. Bem… carne, osso, pelúcia, E.V.A, cola, linha, plush, madeira, plumas, vozes de monstro e doses enormes de experiência e bom-humor.

Num espaço de tempo muito reduzido eles se desdobraram para criar e produzir dois bonecos cantores. Quem viu o espetáculo ao vivo na estreia ou mesmo as cenas que circulam pela internet  já percebeu que ganhamos mais do que dois vocalistas de apoio. São agora a parte mais esperada do show. As pessoas querem tirar foto com Ziglo e Groco, nossos adoráveis monstrinhos. O Giramundo tem a capacidade de se comunicar com plateias de idades diferentes, alcança o universo infantil e o adulto com muita naturalidade. Exatamente o que pretendiamos com o disco “Música de Brinquedo”.

Além da parte profissional, não posso me esquecer do privilégio que é poder cair na estrada com Beatriz Apocalypse, Marcos Malafaia e Ulisses Tavares, entre outros Giramundos… Vocês podem ter certeza de que o pré e pós-show para nós agora tem ainda mais sabor. Se alguém tinha dúvida de que a gente é uma banda que gosta de turnês – mesmo com a saudade imensa que dá de casa – podem saber que agora é que a gente quer mesmo viajar o país (o planeta por que não?)  na companhia deles.

São 40 anos de Giramundo e 18 anos de um Pato Fu que sente-se honrado em fazer parte desse pedaço da festa deles que só faz sentido se a gente encontrar vocês por aí. E posso dizer que desse novo encontro vai sair mais notícia boa…  Que o mundo gire mais e mais porque eu não quero descer!

Publicado em 17 de agosto de 2010 nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense.

16 comentários em “O Mundo Gira

  1. Santa Tereza era meu refúgio refrescante de paulistano infiltrado na Guanabara; eu trabalhava na FIOCRUZ, e, aos sábados, comprava vinho verde no Bar Flora, na Rua da Carioca, subia Santa Tereza até o Largo das Neves, assistia missa na igreja Nossa Senhora das Neves com a molecada da catequese, e ficava a tarde toda no boteco dum cara legal chamado Batista, tomando café e vinho verde.
    num dos jogos da Copa de 98, eu iria assistir o jogo lá; mas meu chefe, Damasceno, sendo muito bondoso, insistiu pra eu ir com a turma da repartição ver o jogo no bairro chamado Rocha, em casa de Dona Dalila.
    já em 1993, eu concluía o Segundo Grau, e assistia Castelo Rá Tim Bum, Glub-Glub, e fui o único cara da minha sala de aula que perdeu o filme Calígula, rodado na TV-Gazeta; não assistiria nem a pau, pois morava na casa de minha avó, e dormia no quarto de uma tia. é, acho que isso acontesse a cada 27 anos mesmo…

  2. espero que essa “volta ao mundo” inclua o piauí. como não pude ver o ‘luz negra’, no festival de inverno de pedro II, sonho em vê-los e curtir essa ‘música de brinquedo’.
    muito feliz pela arte de vocês!

  3. Amanhã haverá festa!!!!!!!!

    Irá amanhecer 25 de agosto
    com este dia muita comemoração.
    Será o aniversário de Fernanda
    nascida Barbosa Takai.

    Da tão distante Serra do Navio
    escondida no Amapá chegou as Terras
    Alagoana e Paulistana
    A esperada noticia, nasceu perfeita
    E já amada por todos.

    Hoje alguns anos passados e mãe
    Seu aniversário não é mais esperado
    Pelos Barbosa Takai, o Brasil todo
    Se encanta com seu canto e
    num coro gigantesco grita;
    Parabéns Fernanda Takai!!!!!

    Que O SENHOR te abençoe sempre.

  4. Olha só…
    O que encontro aqui. Prometido e cumprido. Obrigada, Fernanda!!, por disponibilizar aqui teus escritos.
    E nsessa girada pelo mundo, co o GIRAMUNDO, assim que pisarem em solo ‘joinvillense’ lá estarei eu para assistir a mais um show ou devo dizer espetáculo e me emocionar mais uma vez com vocês.
    Amanhã venho aqui pra te desejar um feliz aniversário de verdade!
    Até,
    Jozi

  5. Oi Fernanda ,meus parabens feliz aniversário
    que essa data se repita milhares de vezes ma++++++++++is
    que vc continui com todo esse sucesso,e que a cada dia ele cresça mais e mais
    hoje é um dia muito especial,que nem você
    de coração muitas felicidades
    Um grande abraço
    bjus

  6. Obrigado por postar alguns de seus textos aqui! Acabei minha faculdade em Minas Gerais, voltei para o estado de São Paulo e, além das delicias gastronômicas e músicais, sinto falta de ler, religiosamente, sua coluna no Estado de Minas : )

    Parabéns pelo seu aniversário, lhe desejo muito mais sucesso, e muita alegria!

    Abração

  7. espetaculo de show. parabens. parabens tambem ao giramundo pelo sensacional backing vocal de Ziglo e Groco. Acho tambem que poderiam incluir Noite Enluarada e Barata no show. Beijos, Pato Fu.

  8. Parabéns,Fernanda Takai!!!
    Sua doce voz nos encanta,
    Com sua simplicidade de cantar!
    Suas músicas são poéticas e
    belas!!
    Sou sua fã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s