Estivemos na última semana na Argentina. Fomos recebidos com carinho por produtores, artistas, público. O Festival Músicas Del Sur foi um sucesso! O Teatro 25 de Mayo este lotado em quase todos os dias.
Aconteceram muitas coisas boas por lá, mas ao mesmo tempo houve o terremoto no Japão que deixou todo mundo muito triste.
O artista Liniers publicou uma tirinha comovente no domingo, no jornal La Nacion, curiosamente o mesmo onde fui capa do caderno de Espectáculos no dia do terremoto…
Então deixo aqui sob a forma de quadrinhos um pouco dos pensamentos de todos nós neste momento.
A desesperadora situação do povo Japonês nos deixa profundamente tristes!!! Mas somente aquele povo extremamente corajoso e forte suportaria uma situação destas, com tamanha resignação e ordem.
É triste ter que dizer isso, mas, nós avisamos. Como membro do Greenpeace, assinei todos os manifestos contra as usinas nucleares e sua substituição pela energia limpa. Protestei, escrevi, tentei divulgar de todas as formas como pude, assim como todos os outros membros.
Mais do que isso, a Mãe Natureza um dia, fatalmente, iria cobrar a matança de golfinhos e a caça indiscriminada às baleias. Por muito tempo o rastro de sangue deixado no mar pelos navios baleeiros japoneses ficará na lembrança de quem tenta evitar estes crimes todos os dias. Claro que me solidarizo com o sofrimento e a perda de vidas humanas com os últimos acontecimentos no Japão. Todavia, não podemos fechar os olhos para as escolhas erradas que fizeram ao embasar suas fontes de energia nas usinas nucleares.
Enfim, torço para que tudo se resolva da melhor maneira possível e espero que haja sabedoria por parte dos chefes de estado do mundo, principalmente a do Brasil, de modo que não ocorram situações parecidas em outros locais do planeta.
Saúde e paz à terra o sol nascente e a todos nós.
Atenciosamente,
Marcelo Freitas.
EEEhhhh amiga tantas coisas ruins acontecendo nesse mundo que voce (nos) temos que dar graças a Deus do nosso pais nao ter tanta degraça da natureza. Fiquei muito feliz em te ver hoje, fala pra D.Silvia que sinto saudades dela!!! E parabens pela turne internacional..Beijos com carinho,
Andrea
Ah..Liniers..cracão, assim como Laerte, e outros
Ele faz uma parceria importante atualmente com Kevin Johansen. Espero que o tenha encontrado lá. ele também é doido por dobradinhas com brasileiros, uruguaios..etc..
Ameniza um pouco essa dor e esse medo coletivo, por uma nação tão bonita que não merecia nada disso.
Oi Fernanda,
parabéns pelo sucesso do festival na Argentina, vcs merecem e nossos “hermanos” sabem bem apreciar as coisas boas. Estamos todos tristes com os acontecimentos no Japão, infelizmente sabemos que enquanto coisas boas acontecem pra uns, coisas ruim podem estar acontecendo pra outros, e nos resta rezar pra Deus abençoar todos os japonezes e que eles consigam resolver o problema na usina pra que as coisas não piorem ainda mais.
Beijos
Lola BH
o pior de tudo é agente assistir o jornal nacional; tem natureza por aí que não tolera tamanha falta de sensibilidade…
a região serrana do rio recebe mantimentos até hoje, q deus esteja com os nosso irmãos do outro lado do planeta, amém.
‘isso é uma puta falta de sacanagem!’ as pessoas entendem perfeitamente bem
Só rezo para que Deus traga o conforto e a sabedoria ainda maior para um povo que aprende a viver nas dores, seja ela provocada pelo homem, seja ela provocada pelos mistérios de Deus! Japão é sinônimo de Esperança!
Tenho amigos em Tokyo e em Hamamatsu. Disseram que por lá, está tudo muito tranquilo (ainda bem). Me mandaram até um artigo, escrito por um japonês, afirmando que a “imprensa está fazendo sensacionalismo para vender, explorando a dor alheia e que a situação lá não é nem um pouco preocupante.” Não sei de onde escreve esse Japonês, mas, no caso, não acredito que seja sensacionalismo. Quando li o artigo, a Líbia já tinha retomado as atenções. Ninguém mais falava de Japão. Mas enfim… Também acredito que a situação é, sim, preocupante! Então, desejo o melhor para o País e, principalmente, seu povo…
Subi o video da Fer en Buenos Aires, cantando 4 músicas con @ArthurdeFaria en Músicas del Sur 2011
vi seu show no ibirapuera. voce estava linda. o espetáculo foi magico.
Adorei a tirinha e também mando um carinho pro Japão, transcrevendo um trecho de letra de música:
“No Japão percute o som fundamental
Milenar como a idéia do avião
Donde se vê que o sol oriental
Tem sua gênese infinita no Japão
Situado em pleno limbo temporal
Entre tecnologia e tradição
Minha inteligência é artificial
Perto da sabedoria do Japão
(…)
Do Japão vem a mulher transcedental
Com encantos além da compreensão
A beleza em plano infinitesimal
A nobreza que insinua a perfeição
Inicia-me no cerimonial
Do amor que não concebe restrição
Grava em minha fronte o signo imortal
De dois olhos me puxando pro Japão”
Washington Araújo
Grande abraço, Fernanda! Vida longa e sucesso.