F U N D A M E N T A L

Está rodando na fábrica o meu novo projeto em parceria com Andy Summers. O disco sai ainda este mês pela Deckdisc e será lançado também em outros países do mundo. Teremos 11 canções inéditas: 5 em português e 6 em inglês. Dia 27 de abril reuni algumas pessoas queridas para a primeira audição em São Paulo. É difícil sair todo mundo bem numa foto assim, mas é do tipo histórica…

Foto: Mercedes Tristão

Esquerda pra direita: Lô Politi, João Augusto, Washington Olivetto, André Midani, Patricia Olivetto, Gilda Midani, eu, Ronaldo Fraga, Andy Summers, Jarbas Agnelli, John Ulhoa, Patricia Tavares, Patricia Palumbo, Rafael Ramos, Roberto Menescal, Zelia Duncan, Iramaya, Nasrin & Claudio Battaglia. Não estavam aqui, mas em pensamento Nelson Motta e Alex Atala.

Foi um almoço bem slow food, na verdade um banquete persa, com vinhos harmonizados por Rodrigo Fonseca do restaurante Taste Vin, de Belo Horizonte. Nasrin Haddad Battaglia, nossa cadbanou iraniana, deixou todos muito bem impressionados. A música quase foi um detalhe…

Não podia deixar de mencionar que recentemente tive a alegria de cantar pela primeira vez com Gilberto Gil. Ele é uma pessoa tão especial que todos ao seu redor ficam emocionados com tamanha atenção, dedicação e talento.

Foto: Fernanda Takai

Foto: Silvana Gurgel

Enquanto isso, em julho o Pato Fu faz vários shows vejam na agenda. Além do “Música de Brinquedo”, vamos participar do projeto “Álbum” do SESC Belenzinho, onde tocaremos o disco “Gol de Quem?” (1995) na íntegra. De dar nó na cabeça. Olha como a gente era novinho há quase 18 anos…

Foto: Nino Andrés, 1994

34 thoughts on “F U N D A M E N T A L

  1. Quanta coisa boa! Já comprei meus ingressos para o “Gol de quem?” e, enquanto não chega, sigo cantando o refrão: “É fuun-da-meeen-tal!” :]
    beijão!

  2. Nossa!!!! Quanta coisa boa!!!! Para uma HIPER-FÃ, como eu… não poderia ter melhor presente do que este no mês do meu aniversário!!! Um disco novo de FERNANDA TAKAI!!!! Assim que chegar, nas boas casas do ramo… estarei comprando!!!

  3. aí sim, fefê
    é isso mesmo ! quantas coisas boas acontecendo, não ?
    Esse disco seu, novo. E com summers ainda..com parceiras john e ZD. Ah ! Aliás, ele melhorou do ombro já né ?
    Abração no jhonildo.
    Putz, voces virem pra sampa, e fazerem esta mini-grande temporada. Show !!! E quem sabe ainda nao consiga os ingressos..
    Data precisa para Fundamental, dia, ainda nao né?
    E você e Gil, que tudo de bom né ?
    Ele é inspiração para os Paralamas. e voces dois juntos nem ficaram lindos na foto !! Você nem é carismática, imagina !!
    ehehe !..e imagina ele…
    Do gol de quem para o gol de letra..rs
    Esperamos tambem e quem sabe
    Um trabalho de níver do Pato FU este ano ainda, e quem sabe, umas possíveis datas em outubro, voce e andy ( ao menos é o que diz o site dele)
    Beijocas e desfrute bem…de tudo..e mais alguma coisa
    Voces todos merecem ! Sempre !

  4. Pensar que foi em 95 que vocês lançaram Gol de Quem? … me senti velha agora pois, eu tinha 10 anos na época e me lembro quase que de todas as músicas. Ouvia muito com meus pais.
    E o tempo só te fez bem, cada dia mais linda!

    Continue brilhando!

    Beijos!

  5. Vou te contar
    Os olhos já não podem ver
    Coisas que só o coração pode entender
    Fundamental é mesmo o amor
    É impossível ser feliz sozinho…

    Fernanda Takai preciso que ajude… esgotaram os ingressos no Sesc Belenzinho

    1. Esquece, queridao
      Voce vai sair de Fortal, pra ficar do lado de fora fazendo o que ?
      O show é dentro
      Melhjor voce nao gastar dinheiro e tempo a toa !
      Aguarde outra oportunidade e se antecipe.
      Compre. Arranje lugar pra se hospedar..e aí sim, viaje.

  6. eu COMPREI os ingressos para o show do Pato do dia 28… Nem consigo descrever minha ansiedade, tanto pelo show, quanto pelo disco solo novo!

    ps: também adorei o Som Brasil… !!

    1. a gente não tem como dar ingressos porque nossa cota via sesc é muito reduzida… parentes e amigos já ocuparam tudo. minha sugestão é você tentar na web, orkut, twitter, facebook alguém que tenha comprado e não vai mais poder ir…

      1. Vou lá esperança agora me move… Bem estarei no lado de fora mesmo. Quem falo é fica no lado de fora é perda de tempo para mim não é… acredito ainda nos cambista, ficarei tentando, fica para história. Bjos Obrigado Fernanda… ainda tenho esperança

        “Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” Fernando Pessoa

        Abraços de seu fã

        ALUISIO ALEX ARAUJO ROCHA

      2. Manterei informado sobre o próximo show espero que tenha mais… será os únicos acho que eu não? uma vez montado e ensaio espero que tenha outras oportunidades Felicidade paulistas vocês são felizes mesmos Fortaleza sem Pato Fu faz um tempão… ainda tenho sonho

  7. Felix

    Unam-se ai em CE e façam divulgação espontanea em radio ,tv, jornais, blogs, zines, e-mails e peçam para os empresários levarem Pato Fu a fortaleza e região.
    É assim que um show é fechado.
    Ou voces podem pedir a uma instituição cultural daí mesmo.
    Quanto mais interesse e mobilização, mais alguem perceberá e fecahrá o show pra aí, pra perto de voces
    não é a banda quem decide onde tocará.

  8. Oi Fernanda tudo bom?Meu nome é Mayara tenho 13 anos. Adoro vc ,estou falando de Brasília taguatinga Norte,hoje irei no seu show dia 15.07.2012 vai ser muito bm.Parabéns pelo seu sucesso,você canta muito e parabéns pela família linda te desejo tudo de bom.bjus *

  9. Fêfê

    temos previsão de inicio de vendas para Fundamental?
    Em que lojas se iniciam essas vendas?
    Se tiver alguma novidade, avise nos.
    Queria comprar 1 pra mim, e 1 pra namorada, nestes próximo dias.
    Beijo e cada vez mais coisas boas pra voce pra todos aí !

  10. desde que assisti um dos episódios de AS Brasileiras, procuro a versão da música Por causa de você, menina, cantada pela Fernanda. Não achei!!! 🙂 e eu querooooo ficou perfeita na voz dela.

  11. Ouvi o novo album na radio UOl, gostei muito! Não encontrei na web a ficha tecnica com musicos produtores etc.
    Vcs vão colocar isso no blog?
    Abs Fabio

  12. Ei Fernanda, querida, que notícia linda, soube já… Vou dar uma olhada na Radio UOL e procurar nas lojas… sucesso, vc merece, tenho uma grande admiração por ti, pessoa de alma rara e talento que não pára de nos surpreender!… lo.ve.

  13. PARABÉNS!!!!! cada ano significa, em nossa vida, experiências acumuladas, vida alicerçada no acumulo de AMOR, FRATERNIDADE, PAZ, COMPREENSÃO e FÉ que nos rege por toda nossa existência.

  14. A bossa é pop – Matéria do Diario do Nordeste 28/08/2012

    Aguardada parceria entre Fernanda Takai e Andy Summers, o disco “Fundamental” chega para acalmar a ansiedade dos fãs. Em entrevista, a cantora adianta que Fortaleza receberá show da dupla em outubro

    Summers e Takai se conheceram através de Roberto Menescal “Fundamental” foi gravado e mixado em Los Angeles

    O que parecia ser um encontro improvável, Fernanda Takai faz soar, em bate-papo ao telefone, que todo o processo foi muito natural… Claro que para muita gente não é assim tão “normal” dar de cara com um ídolo internacional e, de quebra, ele se encantar pela sua voz a ponto de chamar para gravar um disco… TODO! Então, o que era para ser uma participação “em duas ou três músicas no máximo”, tomou uma enorme proporção, surpreendendo a própria mineira, que ganhou status de neo-musa da bossa nova, após sua primeira investida solo em “Onde Brilhem Os Olhos Seus” (2007), disco em que faz uma bela releitura da obra da diva Nara Leão.

    O guitarrista do The Police, conhecido por ser um grande entusiasta do gênero musical brasileiro, não perdeu tempo. “A gente se conheceu em 2009, quando ele estava fazendo um documentário sobre bossa nova e ele gostou muito do meu trabalho cantando as músicas da Nara. Ele não tem essa de ser uma super estrela, é uma pessoa normal, tranquila. Daí, surgiu o convite de gravar com ele e o Roberto Menescal ´Insensatez´ para o DVD ´United Kingdom of Ipanema´ [lançado em 2011]. Ele mesmo comentou que desse trabalho foi a música que ele mais gostou”, comenta ela, reconhecendo que propostas desse nível não surgem assim todos os dias.

    Musa

    Segundo a vocalista, que também segue cumprindo expediente no Pato Fu, o inglês fez de tudo para dar liberdade e envolvê-la no disco “Fundamental”! As canções já estavam praticamente prontas, só faltava a voz da musa inspiradora. “Ele me entregou um farto material e pediu que eu fizesse a seleção das músicas que eu mais gostava. Dizia que era justo já que eu quem iria cantar, que eu me sentisse mais à vontade, confortável. Mesmo que ele tivesse que fazer alterações, mudar arranjos, ele queria que eu estivesse na minha melhor forma, que as canções também tivessem a minha assinatura”, conta.

    O crédito das composições é do britânico, mas as versões em português de cinco delas têm a colaboração de Fernanda, do marido John Ulhoa e Zélia Duncan. “A gente não criou as letras, mas adaptamos as músicas do inglês. Tivemos todo um cuidado. Fizemos licenças poéticas, queríamos transmitir essas imagens nas canções, mantendo sempre o sentido original do que Andy queria dizer”, destaca.

    A troca de e-mails e demos começou em dezembro de 2011, mas só foi em março que Fernanda foi ao estúdio de Los Angeles para colocar os vocais. Lá, ficou mais de nove dias, totalizando 19 faixas gravadas, em inglês, português e até japonês (visando outros mercados).

    O som, que adquiriu mais acento brasileiro com a percussão de Marcos Suzano, ela tem definido de “popanova” (risos). “Além da bossa nova, nós temos em comum o pop. Mas, quem conhece o trabalho do Andy, sabe que vai além disso, ele tem uma marca muito pessoal, única, tem essa forte identificação com o jazz, algo que eu não tenho”, observa.

    Shows

    A boa notícia é que “Fundamental” poderá ser vivenciado ao vivo em teatros do Brasil. Em outubro, Fernanda e Andy saem em turnê que inicia no Nordeste para depois chegar ao Sudeste. A artista assegura que Fortaleza está sim no roteiro, apesar de não saber ao certo a data. Indagada sobre o motivo de ter invertido a rota de shows, ela diverte-se: “O projeto já é tão diferente, que resolvemos quebrar todas as previsões”.

    “Ainda não acertamos detalhes sobre os shows, mas escolhemos o teatro por ter mais a ver com a proposta do disco, por ser mais calmo, suave, além da acústica. Não podemos também viajar em um cenário tão complexo porque viajaremos com ele. A ideia é que seja algo bonito, mas simples, com uma boa iluminação e um projeto gráfico que remeta ao disco”, acrescenta ela, que encontrou o veterano pela última vez em show na Rio +20, que contou com participação de Gilberto Gil.

    No exterior

    Sair do Brasil com o projeto está nos planos da dupla, que começará a tour pelo Chile, Argentina, Austrália e Japão para só “no verão chegar aos EUA e Europa”. Sobre essa inevitável carreira internacional, Fernanda admite que a expectativa é a melhor possível, mas não é inédita.

    “Com o Pato Fu, já chegamos ao Japão, por exemplo, temos um público em outros países. Hoje em dia, isso é possível com internet. Mesmo você não fazendo esforço para aparecer, você pode ter um público lá fora, ele existe. Mas, com certeza, com esse projeto a cobertura será ainda maior. Lá fora, ele é um artista consagrado e já tem essa curiosidade natural pelo trabalho dele. É um cartão de visitas muito importante”.

    Para quem está com saudades do Pato Fu, o grupo também se prepara para gravar em dezembro o novo disco de inéditas, mas não adianta teimar insistir: “já temos a ideia de como vai ficar, mas não vou dizer!”. E a vocalista faz questão de lembrar que o grupo não acabou, apesar dos projetos paralelos dos integrantes. “O Pato Fu continua tocando! Não estamos dando um tempo. Temos feito bastante o show do ´Música de Brinquedo´. Aliás, só não fizemos aí”, diz, aos risos, cutucando produtores locais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s