Por Favor, Não Pare o Casamento!

Foto: Vitorio Takai

Padre, se o senhor estiver lendo isto é porque não cheguei a tempo da cerimônia. Já peço desculpas a todos por essa falta de etiqueta. Pelo menos o show é em Belo Horizonte, torci muito pra que não fosse no Amapá, por exemplo. Nem pedindo emprestado o jatinho  da Ivete Sangalo ia dar jeito… Então daqui a pouco estarei com vocês na festa. É que no espetáculo de hoje tem muita criança e elas sempre querem nos abraçar no fim, tirar foto… não podia deixá-los, mesmo tendo dito que hoje é o casamento do meu irmão mais novo. Pensei em mandar um texto enorme, pra dar tempo de eu chegar, mas resolvi não exagerar. Espero que o pessoal que está filmando seja bom pra eu poder ver depois. Dizem que só os noivos tem paciência pra assistir aos vídeos de casamento do início ao fim. Pelo menos já sabem que eu quero assistir a tudo mesmo, sem acelerar as cenas…

O Rafael me pediu pra escrever sobre casamento… justo eu que não fiz um casamento nos conformes. Quer dizer, no civil a gente se casou. Mas não teve uma cerimônia tão bonita assim, num lugar lindo, cheio de amigos e parentes queridos… Minha mãe deve estar feliz porque o casamento do Vitor e da Janaína também foi lindão e o do Rafael e Eliza com certeza será inesquecível.

Falando sério, eu nunca pensei em me casar. Isso até a hora que a gente encontra alguém com quem quer ficar por muito tempo junto. Daqui a poucos dias completo 15 anos de casada com o John. Nossos pais também estão casados há muitos e muitos anos. E embora minha mãe seja viúva, ainda considera que o tempo de casada com meu pai está contando. Os pais da Eliza também… Nossas famílias tem histórias de longa duração e isso é cada vez mais raro. Tirando pela média geral, vocês tem a previsão de pelo menos uns 35 anos juntos. Tá bem, arredondei um pouco pra cima, matemática nunca foi meu forte…

A mensagem que queria deixar para Rafael e Eliza é de que estamos comemorando muito o início dessa vida em comum de vocês. E que o mais importante do dia a dia é vocês se lembrarem porque estão juntos. Tem amizade, tem amor, atração, planos e objetivos. Mas também tem falta de tempo, problema pra resolver, conta pra pagar, família pra administrar… Então a soma de tudo isso tem que ser o “sim” que vão dar um ao outro. Já que vocês gostam de videogame, é como se a cada final de dia fosse o fim de uma fase. Vocês dão um “salvar” e fica tudo contando pro balanço final. Se o dia não foi tão bom, não salvem. Voltem pro momento anterior onde os seus pontos e vidas contavam mais. Às vezes é preciso reconhecer passos errados pra voltar ao percurso ainda mais fortes.

Eliza, eu me lembro da primeira vez que estivemos no Japão e te conhecemos. Torci muito para que fosse você a namorada que o Rafael pudesse ter… engraçado, né? Acho que você foi amor à primeira vista da família inteira.

Rafael, você sempre vai ser o filhotinho mais novo da mamãe e de todos nós. Apesar de saber de sua competência pra cuidar de sua vida, estaremos aqui se precisar.

Sempre penso nas pessoas que já partiram quando momentos especiais assim acontecem. O nosso pai é certamente uma delas. Como ele estaria orgulhoso –  do jeito comedido dele – ao ver esse novo laço familiar se formar… Então imagino que todas as nossas estrelas do céu comemoram silenciosamente mandando sua luz diretamente aos nossos corações.

Padre, esta mensagem já ficou grande demais e tenho certeza de que suas palavras serão mais eficientes do que as minhas. Obrigada por dar voz a estas linhas.

PS: só queria acrescentar que não tenho nadinha a dizer para impedir este casamento! Calo-me para sempre!

34 comentários em “Por Favor, Não Pare o Casamento!

  1. No fim das contas o padre leu ?

    Gostei da foto e do texto! Apropósito, finalmente comprei o meu ‘música de brinquedo’ e gostei muito do detalhe em relevo… o encarte é muito legal!

    Agora só preciso ir num show para ficar satisfeito…. 😦

    xD

  2. Eu comprei o cd do Música de Brinquedo no show homônimo e fiquei plenamente satisfeito com ambos. Parabéns a todos, o show foi perfeito, o disco tá liiiiiiiiiindo! Pena que, mais uma vez, não deu para ficar para recolher os autógrafos. Comprei também aquele instrumento azul, só que não consegui tirar som dele… Tem manual de instrução? Será que o meu veio com defeito ou sou eu que sou pouco apto musicalmente?

    Felicidades a Eliza e Rafael!

  3. é melhor casar no religioso que no civil, e é melhor casar no civil que na polícia civil, e é melhor a companhia de criança em Amapá que festa em BH.

    Rafael está com boquinha de siri no beijo; engraçado, tenho uma foto em que beijo minha irmã, e ela é que faz a mesma boca.

  4. Que linda declaração de amor!
    EU e o marido faremos 14 anos de casados logo logo, dia 14 de setembro… coisa boa comemorar o amor, com muito amor.

    Parabéns antecipado pra vocês e também para o casal novinho que se formou aí!
    beijinho
    Josi

  5. ahh que lindo!!! amei o texto fernanda!
    sua família é linda demais!
    felicidades pro rafael-san e pra eliza 🙂

    PS: seu pai tirava fotos lindas de vocês *-*

  6. Como você escreve bem Fernanda! Que texto gostoso de se ler!
    Muitas felicidades pro Rafael e pra Eliza. E aproveito para deixar os parabéns pelos seus 15 anos de casada com o John! Muitas felicidades pros dois!
    Grande beijo

    Ps: muito fofa a foto

  7. Nunca é tarde,Fernanda.
    Aproveite essa data de 15 anos,reuna os parentes mais próximos,os amigos mais “chegados”e celebre.Será emocionante
    pra você e um grande barato para sua filha!
    …agora para o John… bem…nós, homens, não temos muito o que comemorar!
    Brincadeirinha… beijos.

  8. … Já diz um velho ditado que “Casar é bom; Morrer queimado é melhor”, mas não é bem assim… casamento é feito de altos e baixos, e a parte mais gostosa da vida vem mais pra frente com a chegada dos filhos, quando o casal deixa de ser um casal e passa a ser uma FAMILIA… Felicidades para o casal e que Deus guarde e preserve esta nova união até que a morte os separe! ^_^

  9. Muito bacana o texto… e a comparação do casamento com o videogame foi demais de verdadeira, nunca tinha pensado no relacionamento dessa maneira, e como adoro videogame, a partir da leitura vou começar a pensar dessa maneira.

    Um grande beijo e nos vemos dia 19.

  10. Puxa… não sei se estou sentimental demais, ou se é porque namoro há algum tempo e estou começando a pensar nessa vida a dois…. mas esse texto me emocionou mesmo! Espero que o casal seja muito muito feliz!

    E desde já quero dizer que adorei o Musica de Brinquedo… que estou ouvindo incansavelmente e anciosa pelo show do dia 18/09 em SP.

    Bjsss!

  11. Estamos, eu e meu filho Murilo, de 6 anos, apaixonados pelo Música de Brinquedo. Conheci através do blog de uma amiga… foi nossa trilha sonora desse feriado… num hotelzinho fazenda em Socorro. Rock and Roll Lullaby, na sua voz, é simplesmente “mágico”, parabéns pelo lindo trabalho, se vierem a Santos, não perderemos!!! Beijinhos mil!

  12. Fernanda, adorei o texto também!!! Sou primo da Eliza e infelizmente não pude participar da festa, meus irmãos foram… Mas imagino que foi maravilhoso!

    Beijos

  13. Fernanda, sou uma grande admiradora do seu trabalho. O Pato Fu tem tudo a ver comigo e a sua voz me emociona tanto…
    Parabéns também pelo que escreve, você é muito sensível. Ah, vou parar de elogiar, porque sou tiete mesmo e não acabaria nunca!
    Tenho um grande desejo de conhecê-la pessoalmente. Espero que você faça logo um show na PB para que isso possa acontecer, sei que você uma vez veio, mas eu tive compromissos acadêmicos inadiáveis… numa próxima, adio até monografia. Vale a pena.

    Parabéns para seu irmão e toda a família.
    Beijos

  14. Muito bom o show no Porão do Rock =)
    A propósito… tem previsão do show música de brinquedo pra brasília tb? soube que o de recife foi lindo =~~~~

  15. AAAMMMIIGGGAA Cantora,
    Eu tambem fiz agora no dia 8 quinze anos de casada e fiquei feliz por ter dado tudo certo no seu show e no casamento do seu irmão…Gostei muito também o que voce falou sobre politica na sua cronica voce pensa igual a mim, so que é mais discreta,né?
    Com carinho e admiraçao,
    Andrea

  16. Sei que não tem nada a ver com o post mas espero que leia,assistindo um anime a musica de abertura me lembrou o seu estilo de musica,se der pra conferir a musica é Venus to Jesus de Etsuko Yakushimaru.Se responder dizendo o que achou também vai ser interessante.Valew!

  17. Que foto mais fofa!

    Tô contando os minutos pro “Show de Brinquedo” em SP domingo! Esse disco tem sido a trilha dos meus dias de uma maneira muito intensa e especial… Além de ouvir como grande fan da banda, tenho ouvido bastante com minha família e também no trabalho – acabei de me formar em Pedagogia e estou dando aula para uma turma de 4 anos. Eles se divertem muito com o disco que tem “músicas de verdade” e não as bobagens músicais que comumente são reproduzidas nas escolas…

    ps: Como é que vai ser sua participação no evento do Instituto Ayrton Senna? Pode adiantar algum detalhe?

    beijão!

  18. Texto simplismente lindo e perfeito, parece até que foi feito exclusivamente para vc…só gostaria de ouvir vc declamar…

    Mil beijos, do seu fã de Macapá.

  19. Olá Fernanda!
    Gostaria de registrar um pedido: sou apaixonada pelas músicas do Pato Fu e por todo o trabalho de vcs, e também por sua maneira de escrever… Li seu livro e me apaixonei ainda mais por sua escrita,pelo seu modo singelo e verdadeiro de colocar sentimentos e emoções no papel!!! Depois do livro, descobri suas crônicas e textos nos jornais mineiros e me encantei tbm!! Por isso ficaria imensamente feliz que seus textos pudessem ser encontrados aqui no site tbm…
    Assim como ouvir música, ler é elevar a alma e despertar os melhores sentimentos… ainda mais quando se tem uma escritora que canta com palavras…

    Fica aqui meu pedido simples, mas de grande valor…
    Obrigada!
    Jô.

  20. que bacana! ealmente esta meio “fora de moda” ficar bastante tempo junto, mas moda sempre passa, e fica o que é verdadeiro. um bocado de sorte talvez, pra achar a caa metade…casamento sempre sao tres: ele, ela, e a terceira parte, ele mais ela.. acho que muitos acabam, por que ele ou ela so pensam nele ou nela… deixam de nutrir o terceiro Ser, aquele que ilumina o coração dos dois…e este terceiro Ser definha, fica magrinho e as vezes morre…tou aqui: 2.1. o negocio é nao ter preguiça, e saber cuidar bem do seu bem.. parabens pelos 15 e ttos outros que virão…

  21. Fernanda, tenho lido suas crônicas no Correio Braziliense, todas muito boas e com “aquele” jeitinho que nós belorizontinas temos quando se trata de suavidade e delicadeza. Não me esqueço daquela onde você comenta sobre a jabuticabeira. Foi um achado deparar-me com seu blog aqui na Net. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s